As recentes declarações do líder do PSD Açores Duarte Freitas, sobre a eventual contaminação da ilha Terceira são demasiado graves para, desta vez, gerarem a indiferença e irrelevância que tem caracterizado a sua atuação.
O PSD Açores é, e foi, o primeiro responsável por criar sobre este problema uma campanha irresponsável, demagógica e falsa que teve como consequência a sua ampliação internacional e nacional, já com aproveitamentos internacionais facilmente identificáveis.
O PSD Açores é pois o responsável pelas consequências dessa ação muito grave e nefasta para a imagem da Terceira e dos Açores, e que põe em causa todo o esforço e trabalho que têm vindo a ser feitos para a dinamização económica da Terceira.
Com base em especulação, não comprovada, sem fundamento científico e técnico, o PSD Açores, particularmente através do seu Deputado António Ventura, criou um cenário sobre a ilha Terceira muito negativo que afasta investimento privado, que afasta turismo e que prejudica gravemente a economia desta Ilha, e que criou já, com repercussões mediáticas internacionais e nacionais, uma ideia errada e muito negativa da Ilha Terceira e da Região.
Aquilo que demorou muitos anos a ser construído: a imagem de uma Ilha Terceira e de uma Região, certificadas pela natureza, ambientalmente valorizadas, pode em pouco tempo ser destruída pela demagogia sem fundamento, pela desenfreada ânsia de protagonismo politico a todo o custo, em que assentaram as irresponsáveis, não fundamentadas e nefastas declarações que sobre esta matéria o PSD proferiu nos últimos tempos.
Perante as consequências dessa irresponsabilidade, perante as repercussões extremamente negativas para a Ilha Terceira e para os Açores dessa conduta política irresponsável, o líder do PSD resolve tentar sacudir a água do capote e tentar esconder e fazer esquecer que é o PSD o grande responsável pelas consequências de uma manipulação de informação, e pelo alarmismo sem fundamento, que pode ter já prejudicado a Terceira de forma irreversível.
Foi o deputado do PSD Açores António Ventura, que declarou em plena Assembleia da República que “Há um povo a morrer devido à contaminação de solos e aquíferos na Praia da Vitoria “, entre muitas outras irresponsáveis e falsas declarações do PSD, que criaram todas as condições para o aproveitamento externo e ampliação internacional desta falsidade e desta irresponsabilidade.
Em vez de reconhecer e corrigir os erros, assumindo as suas responsabilidades, o líder do PSD Açores, tentou, de forma desajeitada e até anedótica, fazer passar a responsabilidade e as consequências da ação grave e irresponsável do seu partido nesta matéria para a responsabilidade de outros.
A argumentação é tão fraca, tão destituída de sentido que nem merece outros comentários, além da reafirmação que o PSD deve um pedido de desculpas aos Terceirenses e aos Açorianos por ter tentado prejudicar a nossa Terra, ter tentado desvalorizar, desmerecer e essencialmente criar no exterior uma imagem negativa e totalmente errada da nossa Terra.
Os Terceirenses e os Açorianos com certeza não se irão esquecer de quem tanto mal quis fazer à sua Terra e de quem tanto quis prejudicar o futuro nas nossas gentes.
O PS continuará, responsável, serena e firmemente, a exigir a despoluição total da Ilha Terceira, com base em relatórios científicos e competentes, com autoridade e credibilidade bastantes, dando a esta questão toda a devida importância que merece – mas combatendo sempre também o negro campeonato da histeria alarmista em que alguns se comprazem, na vã esperança de amealharem alguns votos.